O melhor caminho

Que as pessoas pensam ser um caminho melhor?
Seria um caminho mais curto; sem obstáculo, com água pelas canelas e não pelo pescoço?Um caminho por terra, ou por asfalto, numa pista não congestionada?
Ou por Um caminho deslumbrante pelo ar em dias mais claro sem revoadasde aves?Ou uma vida de muita fartura, amigos, e com muito dinheiro que o leva para onde desejar?O caminho indicado por Deus aqui, não quer dizer isso.Não foi por um atalho mais curto que Deus optou tirando Israel do Egito para conduzi-lo à terra da promissão; que é Canaã; trajeto de apenas quinze dias, mas que durou quarenta anos.“E aconteceu que quando Faraó deixou ir o povo, Deus não o levou pelo caminho da terra dos filisteus, que estava mais perto; porque Deus disse: Para que porventura o povo não se arrependa, vendo a guerra e volte ao Egito”. Êxodo 13:17.
Deus optou por outra via não porque não tinha obstáculo, mas essa era a sua orientação.Todas as coisas quando têm a direção de Deus, logo são as melhores.“Sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito”. Romanos 8:28. Afinal, foi Deus quem tirou o seu próprio povo do Egito, da terra da escravidão.“E aconteceu naquele mesmo dia que o Senhor tirou os filhos de Israel do Egito, segundo os seus exércitos”. Êxodo 12:51.
Deus com mão forte os tirou e os guiara para a terra prometida.
“E o Senhor ia adiante deles, de dia numa coluna de nuvem para guiá-los pelo caminho e de noite numa coluna de fogo para iluminá-los, para que caminhassem de dia e de noite. Deus nunca tirou de diante do povo a coluna de nuvem, de dia, nem a coluna de fogo, de noite”. Êxodo 13:21-22.A lição que temos é: Não adianta lutar contra Deus. Todos os que se colocam no caminho como inimigos de Deus se ferram.
Voltaire (1694-1778), filósofo e escritor, figura notável do século XVIII, mas como ateu, era um grande inimigo de Deus, que chegou a dizer no final de sua vida: “Vou morrer e vou para o inferno”. Sua enfermeira disse que ele morreu agonizando. Ela afirmou que Jamais assistiria a morte de um ateu, antes, porém, preferia sem soma alguma dar assistência a uma pessoa pobre, mas que cresse em Deus.  
Thomas Paine (1737-1809). Escritor norte-americano, também do século 18, o qual escreveu o livro “Século da Razão” livro picante contra Jesus, cuja frase última foi: “Abaixe o pano, pois, acabou a comédia”.
Juliano, o Apostata (331? - 363). Imperador romano, sobrinho de Constantino, moribundo, disse: “Venceste ó Galileu!”.
Belssazar, o último rei da Babilônia, filho de Nabucodonozor; viu sua sentença sendo escrita na estucada da parede pelo dedo de Deus que dizia: “Pesado foste na balança, e foste achado em falta”.
Como senão bastasse; parte do próprio povo, seguidores de Coré, Datã e Abirão, que pareciam ser crédulos; blasfemaram contra Moisés, logo contra Deus e por isso “comeram o pão que o diabo amassou” A terra se abriu e engoliu de imediato 250 chefes dessas três tribos que além de murmurarem contra seu líder maior que era Moisés, também queriam fazer a vez de sacerdotes, queimando incenso; morrendo eles e seus inocentes familiares com um final drástico. Núm.16:20-35.
Deus amava essa gente e, por isso também, que ele não o levou pelo caminho da terra dos filisteus. Se por lá passasse; a guerra era na certa, mas, com certeza, seria vencedor por estar a mando de Deus. Não se tem dúvida de que por esse trilho ficava mais perto e mais curto; apenas 200 quilômetros. No entanto, foram 40 anos para se chegar à terra prometida.
“E comeram os filhos de Israel maná por 40 anos, até que entraram em terra habitada; comeram maná até que chegaram aos termos da terra de Canaã”. Êxodo 16:35.Deus sabia que, Israel uma vez vencedor, não atribuiria a vitória a ele. Querem um exemplo mais perto? A guerra chamada santa, ganha pelos judeus em 8 de agosto de 2006, foi designada a Deus? Você chegou pensar assim?
Que tal a passagem de Israel pelo mar Vermelho! E a nuvem que escondia esse povo da fúria do Egito? E a nuvem que guiava essa gente transformando-se em fogo?Esse pessoal precisava de Deus tanto de dia como de noite.Muitos deles eram maus: De dia se aqueciam em Deus! De noite caiam na gandaia e lá se escondiam no pecado.Suas mentes eram vazias, onde satanás se aninhava.
Mente vazia é oficina do diabo, máquina de todo o mal.O Demônio diz ser dono do mundo; engambelando muitagente, mas não possui um grão de areia sequer. Deus na sua bondade nos mostra como o mundo progrediu,começando em um pequeno jardim. Deus fez isso pensando em grande escala no ser humano, no seu bem estar físico e espiritual. A Bíblia nos diz que o homem está perdido por ter errado alvo que Deus  traçou para a sua felicidade. Se Jesus é o caminho por que procurar outro? O povo em geral se desviou dessa direção santa, a única a conduzir ao céu, preferindo a ciência; as boas obras; sacrifícios; desprezando desse modo a Palavra de Deus, ignorando as Sagradas Escrituras.
Esses são os caminhos mais fáceis, mas não leva ninguém a Deus. É qual carrossel: Gira só em torno de si, mas não se desentala, nem leva a lugar algum. “Há caminhos que parecem certos, mas podem acabar levando para a morte”. Provérbios 14:12.A tendência do homem é optar pelas coisas mais fáceis. Deus não levou Israel por via menos complicada para que não voltasse do primeiro obstáculo. Quando a conquista é acessível à vitória, o abandono é quase que certo. Israel não era acostumado a guerrear, mas, sim, era gente de bem, generosa.
O Povo de Deus não tem hábito de guerrilhas; motins; complôs, mas, sim, gente ordeira, orientada por Deus para que em qualquer circunstância, ore a Deus para que líderes sejam tocados e orientados a olhar para os seus liderados fazendo só o bem.
Nas entrelinha no que tange a Israel, Deus queria evitar que o seu povo voltasse ao Egito; logo, ao mundo inerte dos bonecos que “regiam” ou que ainda “regem” os egípcios.
Regressar ao Egito é o mesmo que voltar a prática do pecado, que é uma mancha negra, tendo como receptor um buraco antro, como se fosse a Masmorra de Maqueronte: Prisão subterrânea, calabouço fétido, onde João, o batista e Jeremias ficaram muito tempo presos. Jeremias 37:16. Israel no deserto; sol causticante, nem seus pés salpicaram; muito menos suas sandálias envelheceram. Sua caminhada, Deus propôs ser duradoura: Quarenta anos ao invés de apenas quinze dias, que era um trajeto normal. “Mas Deus fez o povo rodear pelo caminho do deserto do Mar Vermelho; e armados, os filhos de Israel subiram da terra do Egito”. Êxodo 13:18. A filosofia de muitos é esta: Quanto mais se vive mais experiência tem; Quanto mais velha é a palmeira, mais forte ela é; Quanto mais dura é a luta, maior é a vitória; Quanto mais velho é o vinho, melhor se degusta; Quanto mais longa é a viagem, maior é o preparo; Comida boa? Vem da panela velha. Na realidade Deus queria que o povo de Israel soubesse que a vitória pertencia a Ele e de ninguém mais. Quanto a isso não se discute. A sua também?