Cuidado ao falar

Olá, cuidado ao falar! Verifique se é verdade ou não o que se está para passar para outrem.

A mentira disse Jesus ser do diabo sendo ele mesmo o pai da mentira. “Vós tendes por pai o diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele é homicida desde o princípio e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira” Jo. 8.44. “É necessário mentir como um demônio; não timidamente, nem apenas de vez em quando, mas desaforadamente e sem cessar. Menti amigos, menti! Oportunamente farei ou farei outro tanto por vós” (Voltaire).

Um rapaz procurou Sócrates e lhe disse que precisava contar algo sobre alguém. Sócrates olhando para ele, disse: “O que você vai me contar já passou pelas três peneiras?” “Três peneiras?” “Sim. A primeira peneira é a VERDADE. O que você quer contar, a coisa deve morrer por aí mesmo.

Suponhamos então que seja verdade. Deve então passar pela segunda peneira: A BONDADE.

O que você vai contar é coisa boa? Ajuda a construir ou destruir o caminho, a fama do próximo? Se o que você quer contar é verdade, é coisa boa então deverá passar ainda pela terceira peneira: A NECESSIDADE.

Convém contar? Resolve alguma coisa? Ajuda a comunidade? Pode melhorar o planeta?

Então Sócrates arremata: Se passar pelas três peneiras, conte! Se “todos” iremos nos beneficiar, sim! Ao contrário não. Esqueça de vez e enterre tudo. Será uma fofoca a envenenar o ambiente e fomentar discórdia entre irmãos, colegas do planeta. Devemos ser sempre o terminal de qualquer comentário infeliz.