Observando o Velho Testamento

 

Dos trinta e nove livros, apenas vinte fazem referências ao Espírito

Santo, que são eles:

Gn. 03; Ex. 02; Nm. 06; Jz. 07; 1º. Sm.07; 2º. Sm. 01; 1º. Rs. 02; 2º. Rs. O1; 1ª. Cr. 01; 2ª Cr. 04; Nem. 02; Jó, 02; Sl. 05; Pv. O1; Is. 14; Ez. 13; Jl. 02; Miq. 02; Ag. 01; Zac. 04 = 80.
 
Dos oitenta versículos referentes ao Espírito Santo, na Bíblia João Ferreira de Almeida, não corrigida, vinte e quatro deles foram escritos com letra minúscula “e”. “espírito” Todavia, não com o complemento, “Santo”. Cinqüenta e seis seguem com a letra maiúscula. A Bíblia Scofield e outras atualizadas corrigiram esse impasse.
 
Havendo locado onze versículos; logo, onze vezes no V.T., tendo como referencia a pessoa do Espírito Santo, cujos verbos estão no futuro do presente como promessas já referidos no estudo anterior.
 
Esses, uma vez constados com alguns detalhes; passo em tese para o N.T. com o mesmo prisma constatando dezoito versículos; logo, dezoito vezes que são eles a seguir:
Mt. 3:11; Mc.1:8; Lc. 3:16; Lc. 24:49; Jo.1:33; Jo.7:39; Jo.14:16; Jo. 14:26; Jo.15:26; Jo. 16:7; Jo.16:8; Jo.16:13; Jo. 16:14 (Ele, referente ao Espírito Santo) At.1:5; At. 1:8; At.2:17; At.2:18; At. 11:16 = 18.
 
Cinco versículos desses são repetidos: Mt. 3:11; Mc.1:8; Lu.3:16; At; 1:5; e At.11:16. Com alguns detalhes: Mt 3:11 e Lc. 3:16, são concordantes no que diz: “E com fogo”.
Mc. 1:8; Lucas Atos. 1:5 e 11:16 omitem o fogo. Logo, o fogo não é para os crentes nesses versos, mas sim o Espírito Santo.
O fogo é para os que rejeitam o Filho de Deus. Ver o contexto de Mateus 3:11 a partir dos versos sete ao dez, e também o de Lucas 3:16, dos versículos sete ao quinze.
Atos 11:16 o apóstolo Pedro faz uma lembrança forçada para provar aos judeus anciãos e aos apóstolos da Igreja da Judéia em Jerusalém, dizendo que os gentios também receberam o Espírito Santo como “eles no princípio”.
E, quando comecei a falar, caiu sobre eles o Espírito Santo, como também sobre nós ao princípio”. Atos 11:15. Note a palavra nós.
Isso ficou evidente em atos dez a partir dos versículos quarenta e quatro a quarenta e oito.
Destaco o quarenta e sete: “Respondeu, então, Pedro: Pode alguém porventura recusar a água, para que não sejam batizados estes que também receberam como nós o Espírito Santo?”.
Logo, quem se decide descer as águas batismais com segurança, já foi batizado no Espírito Santo, com certeza.
Porquanto, quando se aceita ao Senhor Jesus como Salvador pessoal; nesse ato já está salvo e a partir daí, é um cidadão do céu. Não se deve confundir o ato de salvação com o de Santificação. A salvação é de imediato, mas o da santificação é do seu cotidiano.
O batismo nas águas é um ato de obediência que o torna um cidadão espiritual envolvente de responsabilidade na Igreja, que o levou a Jesus.
Aludo ainda os versículos dezessete a dezoito do capítulo onze: “Portanto, se Deus lhes deu o mesmo dom que a nós, quando havemos crido, quem era então eu, para que pudesse resistir a Deus?”
“E, ouvindo estas coisas, apaziguaram-se, e glorificaram a Deus, dizendo: Na verdade até aos gentios deu Deus o arrependimento para a vida”.
 
O sinal para a salvação dos gentios está aí escancarado. O Espírito Santo não é uma peculiaridade de um povo como pensavam os judeus e também como pensam alguns nos dias de hoje. 
O Espírito Santo é universal.
 
Aqui, a meu ver, termina os versículos com o futuro ligados a promessa.
 
No próximo estudo veremos os versículos no pretérito, tendo em vista que já foram aludidos os que tange ao futuro e o cumprimento dessas promessas. 
Foi comparado Joel dois, vinte e oito e vinte e nove, interligando Atos dois versos dezesseis a dezoito. Estes foram relacionados sem ter feito menção de Atos dois versículo um no que tange ao cumprimento
dos mesmos ao descer o Espírito Santo no dia de Pentecoste. (ver) – 
Bom proveito!