Livros do Velho Testamento
Os trinta e nove livros do Velho Testamento no seu cômputo geral têm odedo indicador de Deus com a mensagem: Jesus virá.
O dedo de Deus na Bíblia refere-se ao Espírito Santo.
Vejamos alguns versículos no que tange a esse substantivo masculino dedo de Deus a partir do evangelista Lucas:
“Mas se eu expulso os demônios pelo dedo de Deus, certamente a vós é chegado o reino de Deus” (Lucas 11:20).
Esse mesmo verso, o apóstolo e escritor Mateus também escreveu como sendo o dedo de Deus, o Espírito Santo.
“Mas, se eu expulso os demônios pelo Espírito Santo de Deus, logo é chegado a vós o reino de Deus”. (Mateus 12: 28).
Em Êxodo 8:19 lê-se: “Então disseram os magos a Faraó: Isto é o dedo de Deus. Porém, o coração de Faraó se endureceu, e não os ouvia como o Senhor tinha dito”.
Se o dedo de Deus se deduz ser a pessoa do Espírito Santo, logo os dez mandamentos foram escritos pelo Espírito santo.
“E deu a Moisés, quando acabou de falar com ele no monte Sinai, as duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus”. Êxodo 31:18
Dados numéricos do pastor Euri Branger, da Igreja Adventista. Ele e parte de sua comunidade escreveram um exemplar da Bíblia, tamanho família, destacando o nome de Jesus, e, em seu todo aparece quinhentas vezes esse nome que está sobre todos os nomes, e que todos dobrarão os seus joelhos perante Ele.
“Porque está escrito: Como eu vivo, diz o Senhor, que todo o joelho se dobrará a mim, e toda a língua confessará a Deus”. (Romanos 14:11).
“Tende em vós aquele sentimento que houve também em Cristo Jesus, o qual, subsistindo em forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus coisa que se devia aferrar, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens; e, achando na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até a morte, e norte de cruz. Pelo que também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu o nome que é sobre todo o nome; para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai” (Filipenses 2: 5-11).
Deus, substantivo masculino, ser que existe por si só, e que foi evidenciado pelo grupo proponente a cima com o número de mil e duzentos e trinta e oito vezes.
Ausência
Senti a falta da não observação sobre o Espírito Santo, tendo em vista que ele e parte de sua grei, minuciosamente fizeram uso da caligrafia, arte de escrever à mão, como os quarenta escritores da Bíblia fizeram, mas estes com a diferença de esta ser apenas transliterada com a observação numérica do Pai, do Filho, menos da terceira pessoa da trindade.
Não tiro o chapéu para esse grupo que se propôs escrever a Bíblia, deixando-a como monumento, não porque não quero, mas é porque não o uso, senão eu o tirava.
Dos trinta e nove livros, apenas vinte se referem ao Espírito Santo.Dezenove não o mencionam, e no livro de Ester o nome de Deus está em oculto; todavia, isso não isenta a presença de Deus nem a inspiração doEspírito Santo em cada livro da Bíblia.
“Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo”. 2º Pe. 2: 21.
“Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça”.
(2º Timóteo 3:16).
(2º Timóteo 3:16).
Dos vinte livros contei oitenta vezes, no que tange ao Espírito Santo.
O escritor Orlando Boyer diz ser 79 o número de vezes referentes a terceira pessoa da Tindade. William Carey Teylor no seu livro Doutrina, Quatrocentas Perguntas e Quatrocentas Respostas pg. 169, concordam com esses algarismos, Moysés Marinho de Oliveira no seu livro Mil Ilustrações e Pensamentos, pg. 127 onde citou Jacob Miscolty como concordante destes três símbolos.
Uma das razões de minha contagem ter um números a mais, está no fato de eu aceitar Provérbios capítulo um versículo vinte e três, onde é evidente o Espírito Santo. Nesse ínterim, e como referência de apoio tenho um compêndio cujo título: O Espírito Santo, do autor: Pr Ron Crisp, fonte:https://www.obreiroaprovado.com/
“Convertei-vos pela minha repreensão; eis que derramarei sobre vós o meuespírito, e vos farei saber as minhas palavras”. Provérbios 1:23.
É nesse verso que se inicia o verbo derramar e outros com o futuro do presente no Velho Testamento, e nele encontrei apenas onze versículos que são eles: Pv. 1:23; Is. 32:15; 44:3; 59:19, 21;
Ez. 36:27; 37:14; 39:29; Jl.2:28, 29; Zac. 12;10.
Ez. 36:27; 37:14; 39:29; Jl.2:28, 29; Zac. 12;10.
O meu pensamento é: Se é futuro é promessa; se for promessa tem seu cumprimento em tempo hábil. Uma vez cumprido; jamais se repete: Bem como o dilúvio; a água da rocha; a fala da mula de Balão; o nascimento de Jesus; a água em vinho; o Pentecoste; a morte, crucificação de Jesus e sua ressurreição.
Cumprimento: Os famosos versículos de Joel capítulo dois versos vinte e oito e vinte e nove cumpriram-se em Atos dois versículos dezesseis a dezoito. Compare.