Infalível é só Deus
Como entender a Doutrina do Espírito Santo
A palavra plenitude quer dizer estar completo. O copo po-de ser pequeno ou grande a expressão é a mesma: Ele está cheio. Esse poder está em vasos de barro, cuja limi-tação é o seu tamanho. O Oceano enche a Baia até o limi-te de seu contorno. A plenitude não quer dizer que a pes-soa cheia do Espírito Santo nunca erra na vida. O ser hu-mano na sua plenitude não é infalível e nem quer dizer que sabe tudo. Onisciente é só Deus. O Espírito Santo enche nossas vidas até onde o caminho estiver desimpe-dido. João o Batista era limitado, mas o Espírito Santo movia-se dentro da sua capacidade. A Bíblia diz que o pri-mo de Jesus, o Batista era cheio do Espírito Santo desde o ventre materno: “Porque será grande diante do Senhor; e não beberá vinho, nem bebida forte, e será cheio do Es-pírito Santo desde o ventre da sua mãe”. Lc. 1.15. O pré-ço que João deveria pagar era com sua própria renúncia: Não devia beber vinho, ou outro tipo de beberagem fer-mentada. Tirar o vinho do judeu era como se levasse a criança abster-se da mamadeira. O filho de Zacarias e de Isabel não entendendo por inteiro a missão de seu primo, mas respeitando-o muito disse não levá-lo às águas batis-mais em Salim perto de Enom, onde havia muitas águas. “Ora, João batizava também em Enom, junto a Salim, porque havia ali muitas águas; e vinham ali e eram bati-zados”. João 3.23. Pedro cheio do Espírito Santo, aqueci-do do por ele, nesse embalo chegou a Antioquia e lá se mesclou entre judeus e gentios, mas Paulo o repreendeu na cara: “E, chegando Pedro a Antioquia, lhe resisti na ca-ra, porque era repreensível”. Logo não há infalibilidade nos apóstolos e em nenhum humano. Todos são falíveis.