Desenvolvendo o pretérito
Nesses estudos, pretendo desenvolver os 306 versículos encontrados na Bíblia, tangendo a pessoa do Espírito Santo, sendo oitenta no V.T. e 226 N.T.
Até então tenho aludido o verbo no futuro do presente procurando demonstrar o seu cumprimento relacionando Joel 2:28-29 com Atos 2:16-18.
Fixo a idéia de futuro imperfeito do subjuntivo usando a conjunção “se”, não exprimindo tempo a não ser como regência: Se é futuro é promessa; se for promessa tem seu cumprimento e se, se cumpre; cumpre-se uma só vez.
Tenho procurado ser querente e convicto de que estou fazendo o melhor que posso! Com ajuda do Santo Espírito de Deus, é claro.
Quando o picapau sai para conseguir uma boa refeição, ele usa a cabeça.
É o que eu faço, não dispensando o coração.
Em algumas cabeças, nelas há querencia; em outras, há cabelos.
- Certo político disse que Deus estaria do seu lado
– Não concordo, disse o outro.
- Deus está sempre do lado certo. Nós somos quem deve estar do lado dele.
Pretérito em ação.
Neste estudo, faço uso do pretérito, transliterando versos do N.T. assegurado de que o passado está encerrado, mas que é a base para que a nave continue navegando com segurança e, aí, o presente do indicativo entra com uma soma de versículos. Exemplo:
“E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre. O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco eestará em vós”. João 14.16-17.
Nesse ínterim fica claro que após este apanhado passarei a considerar o presente do indicativo que é um verbo abundante nessa área. Antes, porem, para melhor esclarecimento torna-se evidente os verbos do pretérito de cada versículo que são eles:
Atos 2.33 – “Derramou”; 5.32 – “Que Deus deu”; 10.47 – Que tambémreceberam como nós”;
15.8 – “... lhes deu... assim como também a nós”; Atos 19.2 -"...Recebestes vós já o Espírito Santo quando crestes?
Romanos 5.5 - “... que nos foi dado”; 8.15 – “... recebestes o Espírito de adoção de filhos”;
1º. Coríntios 12.13 - “Pois todos nós fomos batizados em um Espírito”;
2º. Coríntios 1.22 – “... nos selou e deu... “; 5.5 – “... o qual nos deu... “;
Gálatas 3:2 – “recebestes”; 4:6 – “... Deus enviou... “;
Efésios 1.13 – “... fostes selado... “;
1º. Tessalonicenses 4.8 - “... Que nos deu... “;
1º. João 2. 27 – “E a unção que vós recebestes”; 4.13 – “... pois que nosdeu o seu Espírito”.
Pretérito perfeito.
- O professor perguntou ao seu educando
- Você foi ao templo onde congrega, e se portou como bom aluno?
- Aprendiz - Fui sim, mestre! E até me ofertaram um saco de dinheiro, mas eu não o aceitei.
- Professor – Bravo! É sinal de que você não é político e muito menos filho de um deles.
Observação:
Ninguém é converso se não for levado a Jesus pelo Espírito santo. Até porque é o Espírito Santo quem leva o pecador a Jesus, para receber dele a Salvação e o Perdão de seus pecados.
Foi o Senhor Jesus quem disse:
“Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei. E quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo”. João 16:7-8.
Dos 306 versículos contidos na Bíblia, em nenhum deles tem o Espírito Santo o seu dedo indicador convidando as pessoas para si, dizendo: Vinde a mim, mas, sim: Ide a Jesus. Ninguém vai a Jesus a não ser por indicação do Espírito Santo.
No decorrer dos estudos vamos ver que: Quem recebe a Jesus recebe a Trindade. Neste momento é que se dá a cópula. Deus Pai, Deus Filho, Deus Espírito. Eles são copulados juntos para que não se diga: Você recebeu Jesus, mas não, o Espírito Santo. Há quem usa palavras incômodas como esta;
E eu digo: Quê ousadia!
Só nunca ouvi dizer: Você aceitou Jesus; o Espírito Santo; mas Deus, não. Você já ouviu isso?
Em João 14.6 lê-se: “Disse Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim”. Assim como também, ninguém vai a Jesus, senão pelo Espírito Santo. Algumas Bíblia católicas dizem: "vai ao Pai senão por mim".
João 15.26, assim se expressa: “Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mi”.
Transliterando versículos do pretérito:
“De sorte que, exaltado pela destra de Deus, e tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vós agora vedes e ouvis”. Atos 2:33.
“E nós somos testemunhas acerca destas palavras, nós e também o Espírito Santo que Deus deu àqueles que lhe obedece”. Atos 5.32.
“Respondeu, então, Pedro: Pode alguém porventura, recusar a água, para que não sejam batizados estes que também receberam como nós o Espírito Santo?” Atos 10.47.
"Disse-lhes: Recebestes o Espírito Santo quando crestes? E eles disseram-lhe:Nós nem ainda ouvimos que haja Espírito Santo". Atos 19.2.
“E a esperança não trás confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo ue nos foi dado”. Romanos 5.5.
“Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos pelo qual clamamos: Aba, Pai”. Romanos 8.15.
“Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito”. 1º. Corintios 12.13.
“O qual também nos selou e deu o penhor do Espírito em nossos corações”. 2º. Corintios 1.22.
“Ora, quem para isto nos preparou foi Deus, o qual também nos deu o penhor do Espírito”. 2º. Co. 5.5.
“Só quisera saber isto de vós: Recebestes o Espírito pelas obras da lei, ou pela pregação da fé”. Gl. 3.2.
“E, porque sois filhos, Deus enviou aos vossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai”.Gálatas 4.6.
“Em quem também vós estais depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa”. Efésios 1.13.
“Portanto, quem despreza isto não despreza ao homem, mas sim a Deus, que nos deu também o seu Espírito Santo”. 1º. Ts 4.8.
“A unção que vós recebestes dele, fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim nele permanecereis”. 1º. João 2.27.
“Nisto conhecemos que estamos nele, e ele em nós, pois que nos deu o seu Espírito”. 1º. João 4.13.
Observação:
Nesses estudos sobre a pessoa do Espírito Santo quero dar roteiro seguro. De uma coisa a pessoa deve estar certa: Senão souber para onde vai; terá uma vida dúbia.
Se já enfrentou alguma parada com galhardia; assegure-se, disso: Por certo o Espírito Santo ensinou o caminho em que se deve andar e que a obediência a Deus, e a educação respeitosa aos homens, se faz necessário.
Na próxima aplicação versarei sobre o Espírito Santo no presente do indicativo.
Estou ansioso por esse espaço, porque ele me deslumbra. Aguardem.