O Espírito Santo e a Palavra de Deus

Nós temos em nossas mãos o livro mais importante que já se conheceu no mundo dos humanos. Milhares de cópias são impressas anualmente pela imprensa em diversas línguas. Nenhum livro por mais notável que pareça ser chega ter tanta circulação e longevidade como as Sagradas Escrituras. Qual o segredo dessa larga divulgação e aceitação? Não há outra explicação, a não ser  que ela é a Palavra de Deus. Essa é a razão precípua de sua notabilidade, credibilidade e fé inabalável. A palavra crer aparece pela primeira vez em Gên. 15.6 com promessas, referentes a Abraão, e o vocábulo fé apenas uma única vês em Habacuque 2.4. O  autor a ser seguido é o próprio Filho de Deus, cuja vida é antes do seu nascimento “O qual, na verdade em outro tempo foi conhecido ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado nestes últimos tempos por amor de vós” I Pedro 1.20.  A Bíblia é um livro harmônico, influente e de poder absoluto. Essa é uma literatura especializada para a humanidade, mais propriamente dita, para você. Orlando Boyer diz que há na Bíblia 773.692 palavras contendo acopladas 3.566.480 letras as quais compõem 31.173 versículos embutidos em 66 livros do Cânon Sagrado. Será que alguém já recebeu uma carta com tantas letras, formando palavras em diversidades quase que infinitas? Nessa missiva além das normas de conduta moral ligadas aos dez mandamentos e seus paralelos nos seus ditames: Ler Êxodo 20.1-17.

Essa soma de 773.692 palavras são originárias do nosso alfabeto dividido em dois grupos, 5 vogais e 21 consoantes, compondo 26 letras.

As vogais retraídas por ser um grupo menor; reunidas, desafiaram as consoantes, dizendo: Se são poderosas, formem uma só palavra, que queremos ver.

As Consoantes vendo ser impossível,eico. O primeiro diz respeito assoa, uma vez crendo e obedecendo-a jogaram a toalha e se aliaram com graça a elas. Foi graças a essa união que se formou o maior jardim de letras compondo palavras; formando frases; originando grandes compêndios leiturais, sendo a maior delas, a Bíblia, considerada martelo, que não se consome em bigorna, mas que tranforma qualquer pessoa, uma vez crendo e obedecendo-a na íntegra.

A Bíblia, o seu coração bate forte em prol da humanidade. João 3.16 “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. Esse versículo tem 111 letras. Portanto é imparcial e o seu amor, singular. “Ninguém tem maior amor do este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos” Jo.15.13.

Temos dois vocábulos em nossa literatura que são eles: a) Eufêmico; b) disfêmico. O primeiro diz respeito a palavras bonitas ou frases a gosto. A segunda refere-se a palavras ou frases indecentes, desnecessárias. João 3.16 é rico no seu conteúdo e é regido pelo amor, substantivo de alcance ilimitado. Palíndromo, diz-se da palavra, verso ou frase que tem o mesmo sentido, quer se leia da esquerda para a direita, quer da direita para a esquerda. Os sons inteligíveis dissilábicos, concernente a palavras, em muitas delas são palíndromos. Exemplo: Amor (Roma) Pode se comparar amor com Roma? Qual o antônimo de amor? Ódio. Quando se lê a história da Roma dos Césares, não deixa de ser um “cesarismo”. Não se pode dizer que é amor e sim, ódio. Disse o professor à classe em aula, Lages, Santa Catarina, no tocante a chamada “Santa Inquisição” (ver Barsa vol 8, pg. 30. ” “Não se fala nisso, porque é uma vergonha”.

Volto ao eufemismos com frases que agradam: O cristão tem tudo do Espírito Santo, mas o Espírito Santo nem sempre tem tudo do cristão.

Os crentes no geral fracassam porque buscam soluções em si próprios, ao invés de pedir ajuda ao Espírito Santo.

Deus está mais interessado na fidelidade dos crentes do que nos seus próprios sucessos.

O Espírito Santo enche-nos até onde nossa capacidade física e espiritual, der.

Assim como  o Oceano enche a Baía de todos os Santos até os limites de seu contorno.

- Uma vida inútil é apenas uma morte prematura.

 

 

 

Nenhum dia Sem o Espírito Santo,

As corcovas dos camelos são para armazenar alimento em forma de gordura e água. Por isso é que eles ficam até quinze dias sem se alimentar e tomar água.

A vida em todos os seus seguimentos tem seus lances árduos, exigentes, desconhecendo status: Se solteiro; casado, se tem filhos ou não.

A Bíblia afirma que o mais importante disso tudo é que a pessoa tenha Jesus como Senhor e Salvador pessoal. Que o siga, não como Pedro no início de sua jornada cristã, seguindo-o de longe. O que nos leva a andar com Jesus é o Espírito Santo. Sua especialidade é de nos levar ao Senhor Jesus, a aceitá-lo como único Senhor e Salvador pessoal.  Pois, “E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos” Atos 4.12.

Jesus quando nos salva, ele nos sela com o Espírito Santo da promessa: “O qual também nos selou e deu o penhor, do Espírito em nossos corações” II Cor. 1.22.

Isso acontece quando ouvimos o evangelho da graça e nos decidimos dizendo sim à sua palavra, ao seu convite. “Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa”. Ef. 1.13..

Ele nos guiará em toda a verdade. “Mas quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de ouvir”. João 16.13.

Nenhum dia sem o Espírito Santo – “Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito” Gl. 5.25.

“Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne” Gl. 5.16.

Porque, agora, somos filhos de Deus e não estamos sob condenação – “Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus” Rm. 8.1. A razão única de não sermos condenados é porque somos seus filhos. Não de segunda classe, mas de primeira. “E se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita” Rm 8.11. “Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus” Rm. 8.14.

Como saber se realmente somos filhos de Deus – “O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus” Rm. 8.16. “Jesus veio para os que eram seus, os judeus, mas eles não o receberam. Contudo, os que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus, os quais não nasceram por descendência natural, nem pela vontade de algum homem, mas nasceram de Deus” “E, se somos filhos, logo somos herdeiros também, herdeiros de Deus e cordeiros de Cristo: Se é certo que com ele padecemos, para que também com ele, sejamos glorificados” Rm. 8.17. “Para que sejamos justificados pela sua graça, sejamos feitos herdeiros segundo a esperança da vida eterna”. Tito 3.7.